domingo, 25 de janeiro de 2015

Lego Xing Ling, vale a pena?

Primeiro post do blog, sobre algo que gostamos muito aqui em casa e que acho que a maioria das crianças adoram também: Lego!!! Esse sempre foi o meu brinquedo predileto na infância e agora que o Bernardo está maiorzinho, resolvi apresenta-lo ao Lego também. Porém, moramos no Brasil e, óbvio, Lego aqui é absurdamente caro!!! Com essa moda de comprar tudo na China e a facilidade de comprar itens com o menor preço, vi algumas imitações de Lego no Aliexpress e resolvi arriscar pra testar. Comprei um set da guarda costeira, com 4 barcos e 1 delegacia. E como, nos grupos de Lego que participo, as discussões sobre o assunto são infinitas, resolvi deixar aqui minha opinião e tirar algumas fotos com a lente macro para fazer a comparação.


O primeiro teste que fiz foi de compatibilidade. Testei várias peças. Essa venda de picolé do Lego Friends original está encaixada em uma base xing ling, em todos os testes de encaixe o xing ling foi aprovado.




Fiz então um comparativo inicial entre as peças, a da esquerda é xing ling e a da direita é Lego. Bem parecidas, ne?

Então abri os pacotinhos e vi a primeira diferença. As minifiguras xing ling tem um tom de amarelo diferente das minifiguras originais. Elas são um amarelo mais gema de ovo. E então concluí que é impossível enganar um amante de lego com minifiguras chinesas. Além disso, vi que elas vem todas desmontadas, braços, mãos, quadril, pernas, tudo. Levei um bom tempo montando as 4 minifiguras do set, porque percebi que o encaixe não era tão suave. Achei bem complicado encaixar os braços....

E mais um comparativo, na esquerda o policial xing ling, na direita o policial original. Reparem a diferença de cores. 
 Depois de montadas as minifiguras (já com dor nos dedos), comecei a  montar o set. E pasmem, fiquei chocada de ver que as peças vem todas misturadas!!!! Quem já montou um set de Lego de verdade, sabe que os itens do set vem todos separados em saquinhos numerados. Por exemplo, no set de bombeiros que temos, a casa vem no pacotinho 1, o carro no pacotinho 2 e o caminhão no 3, o manual segue esses números e é tudo tranquilo. Agora pensem um set enorme e com peças todas misturadas!!! Se não bastasse isso, óbvio que o manual não é tão explicativo quando o do Lego. Nota zero pro manual xing ling.

Durante a montagem percebi que as peças tem algumas rebarbas que não encontramos no Lego original e que a montagem das peças é muito, mas muito mais dura!!!Reparem nessas peças as rebarbas sobrando....

Enfim, foi tão dificil montar com tudo misturado e com manual péssimo que até parei de fotografar. E minha revolta maior veio quando vi que 1 peça veio com defeito, então a lancha ficou sem a turbina de trás.

Depois de muita luta e dedos doendo, o set  foi montado. É bonitinho e olhando de longe passa por Lego, pra quem não conhece os sets originais.

 A maior questão é que depois do Bernardo brincar uma tarde, o brinquedo desmontou todo e não é tão fácil reencaixar....Repare nessa base de chão, presa com 1 unica peça fina embaixo. Falta engenharia, duvido que um Lego original seja assim. Por fim me estressei e guardei tudo dentro de uma sacola!!! Ele ficou triste, porque gostou do brinquedo (só porque não foi ele que montou kkkkk), mas seria inviável montar tudo aquilo de novo. Os Legos originais tem uma engenharia muito melhor, as peças não ficam tao soltas e distantes umas das outras, o encaixe é perfeito e dá pra brincar sem desmontar!!!!

Minhas considerações finais: quer um brinquedo semelhante ao Lego, porque seu filho vive pedindo Lego mas vc sabe que não cuida dos brinquedos ou não tem coragem de pagar os sets que os Legos de verdade valem? Dá pra arriscar um xing ling. Boa sorte na montagem e não espere muita coisa e principalmente, se você nunca compro um Lego original nem de longe pense que são a mesma coisa!!!! Mas se você é amante de Lego, se conhece Lego e se busca algo de qualidade, não se iluda com xing ling, porque vai se decepcionar. E ainda tem aquela luta ideológica de não ser Lego. Então a conclusão é essa: quer um brinquedo qualquer? Compre. Quer Lego?Não compre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário