domingo, 1 de fevereiro de 2015

Volta às aulas: dicas para as LANCHEIRAS dos pequenos!!!

Sei que em algumas cidades as aulas já voltaram, mas amanhã voltam as aulas por aqui. Bernardo vai para o pré 2 e, como quase todas as mães que tem filhos em escolas que não fornecem lanche, amanhã é dia de voltar a me preocupar com a lancheira de cada dia.  Não sou nutricionista, nem especialista no assunto, mas sou cuidadosa com alimentação e acho válido deixar umas dicas de cardápios saudáveis, sem radicalismos, mas também que seja legal para mães que não querem mandar bolacha recheada e nem salgadinho para a escola, coisa que nós não mandamos por aqui!!!

A lancheira do Bernardo geralmente segue uma ordem básica:
Agua + Fruta + Carboidrato

As vezes envio algumas coisas extras, como iogurtes, castanhas, etc., mas o básico sempre é esse. Criança que come fruta não precisa de suco, a água é a bebida ideal pra hidratar a criança na escola e a fruta mantem as vitaminas e fibras, que são perdidas ao virarem suco. Alem disso, confesso que não sou muito fã de sucos industrializados, eventualmente até envio algum, mas não gosto e tento não mandar. E tenho medo de mandar suco natural e azedar. Acho que a combinação agua mais fruta é ideal, aliás, não apenas eu acho, como os nutricionistas também. Mas acho interessante deixar uma dica de um suco saudável, porque sabemos que as crianças são diferentes e que nem todas aceitam água tão bem. A linha de suco Do Bem é a mais indicada para as crianças, são os sucos mais naturais que voces vão encontrar em forma de caixinha e são beeem gostosinhos rsrs.
Quem quiser arriscar os sucos naturais, uma dica é manda-los congelados, para que possam ir descongelando ao longo do dia e assim diminuímos o risco de azedar. Outra dica são os gelos "que não derretem", Sabem aquelas bolinhas coloridas com agua dentro? Então, podemos colocar dentro da garrafinha termica sem alterar o sabor e garantindo que o suco fique gelado por mais tempo.



Quanto as frutas, eu não sofro pra ficar encontrando frutas que não ficam bem na lancheira. Bernardo não curte muito maçã com casca, então não mando maçã pra escola, a melancia fica mole e azeda na lancheira, então opto sempre por frutas mais fáceis. As dicas que dou são: mexerica, laranja, banana, pera, uva (cortada ao meio, porque crianças podem se engasgar feio com uvas inteiras), ameixa vermelha, pêssego...Essas são as frutas que costumo mandar e que o Bernardo aceita bem. Envio enroladas no plástico filme e pronto!!!

Uma opção para as crianças que não aceitam muito bem a fruta são os Smoothies. Esses da Jasmine não tem açucar artificial e nem conservantes, é um pure de frutas, cremoso, bem legal e as crianças costumam gostar!!! Bernardo não curtiu muito, mas conheço várias mães que dão e as crianças aceitam super bem!!!!



Por fim os carboidratos, que são os que necessitam de mais cuidado. Na correria do dia a dia é fácil ceder a besteiras, salgadinhos ou bolachas recheadas. Aqui não mandamos nada disso. Bernardo costuma levar:

-Bisnaguinha com requeijão e cenoura ralada 
-Pão de forma integral com presunto e mussarela
-Biscoitos: club social, cookies integrais, biscoito de polvilho
-Torrada com pate ou com requeijão
-Pão de queijo
-Bolo simples sem cobertura
-Panqueca com recheios variados (fácil de fazer e da pra variar bem o recheio). 


Existem também outras opções: mix de castanhas, queijo polenguinho, enrolado de presunto e musarela (só 1 fatia de mussarela e 1 de presunto enrolados), uva passas, iogurte, cenourinha baby, tomate cereja (o Bernardo adora!), queijo branco cortado em cubinhos, cereal, etc.

Uma dica de um site legal para comprar alimentos mais saudáveis e diferentes, que nem sempre encontramos fácil no supermercado é o www.natue.com.br Lá tem muitas opções de biscoitos saudáveis e tem os smoothies e o suco Do Bem!!! Já pedi 3x nesse site e chega tudo certinho, eles sempre fazem promoções de frete grátis também. 


Por fim, a lancheira do Be, que foi o último item que comprei do material escolar. Comprei hoje, do jeitinho que tinhamos pensado, térmica, sem personagem pra ele não enjoar no decorrer do ano e o melhor, custou R$9,99 na Le Biscuit!!! rsrs





3 comentários:

  1. Mari, que legal seu blog, adorei a lancheira do Be. Eu ainda não passo por isso de levar lanche, pois a escolinha do Nando é municipal :)

    ResponderExcluir
  2. Mariii show de bola seu blog, parabéns!!!

    ResponderExcluir